Dicas do Personal

Os benefícios da caminhada!

Conheça os benefícios da caminhada. Um dos melhores exercícios físicos, a caminhada é uma alternativa barata e muito agradável para começar a se exercitar.

A caminhada é uma das atividades físicas mais simples, agradável e barata. A maioria das pessoas caminha para perder peso e aumentar sua qualidade de vida. Poucas pessoas sabem, mas o que diferencia uma caminhada de uma corrida é que na caminhada, apenas um pé deixa o contato com o chão por vez, ao passo que na corrida os dois pés saem do chão.

Uma boa maneira de caminhar é 5 vezes por semana de 30 a 60 minutos. Isso melhora muito a saúde, reduzindo risco de vários tipos de câncer, diabetes tipo 2, ansiedade, problemas do coração e depressão. Combinando a caminhada com uma alimentação saudável, pode-se perder peso e ainda prevenir doenças cardíacas, reduzindo o colesterol LDL e aumentando o colesterol HDL.

Uma pessoa caminha em média na velocidade de 80 metros por minuto. Seguindo a sugestão de caminhar de 30 a 60 minutos diariamente, chega-se a distância de 2,5 a 5,0 Km. Por semana de 12,5 a 25,0 Km e mensalmente temos de 50,0 a 100,0 Km. É um treino razoável, seus pés merecem cuidados especiais. A escolha do tênis adequado para a prática da caminhada é muito importante.

Caminhada emagrece?

Na busca por métodos incríveis de emagrecimento eficientes e rápidos, as pessoas se esquecem do básico. Não existem milagres! O primeiro a ser observado é a famosa fórmula:

(calorias dos alimentos ingeridos) – (calorias gastas em exercícios físicos)

Se o resultado da equação acima for positivo, você está ganhando peso. Veja que estamos utilizando a expressão “ganhar peso” e não engordar. Muitas pessoas ganham peso sem ganhar gordura para o corpo, ganham principalmente massa muscular.

Se o resultado for negativo, a pessoa perde peso. É isso então? Comer pouco e caminhar muito? Não é só isso, devemos nos alimentar corretamente para não prejudicar nosso corpo. Caminhar emagrece? A resposta é sim, qualquer exercício físico ajuda na tarefa de emagrecer, desde que com uma alimentação regulada.

Em linhas gerais, a caminhada gasta os seguintes valores de calorias:

Caminhada leve (3 Km/hora) – cerca de 250 calorias por hora

Caminhada moderada (5 Km/hora) – cerca de 330 calorias por hora

Caminhada forte (7 Km/hora) – cerca de 430 calorias por hora


Roupas para Academias

As roupas para academia estão cada vez menos básicas e simples. Apesar de serem fabricadas exclusivamente para deixar o corpo mais a vontade na hora da musculação, elas tem seguido pelo caminho fashion. Independente do seguimento, masculino ou feminino, está sendo lançadas, cada vez mais, peças da linha fitness, que contornam e valorizam as silhuetas.

Mas para utilizar todos os tipos de peças que o mercado dispõe é preciso bom senso e saber que aula ou tipo de treino irá frequentar no dia. São shorts curtos, macacões de todos os tamanhos, calça legging, bermudas e muitos outros tipos adequados para cada tipo de aula. O clima do dia também deve influenciar no tipo de roupa que irá vestir para ir à academia.

A escolha da roupa para mulheres deve-se levar em consideração o tipo de corpo em que se encontra. Muitas delas, que ainda estão acima do peso, optam por blusas e camisas
 coladas e curtas, isso incomoda quem usa, pois é preciso se endireitar a todo o momento, não concentrando como devia e quem está ao lado, fazendo os exercícios. Os tops e camisas largas, além do conforto, ajuda na ventilação e no foco dos movimentos, seja em qualquer exercício.

As roupas para homens são mais simples, de um jeito ou de outro, mesmo que o sexo masculino se preocupa com sua aparência a escolha do que vestir é mais tranquila, totalmente ao contrário das mulheres. Uma bermuda de comprimento razoável e uma camiseta justa ou cavada o deixarão pronto para exercitar. Mas nada colado demais, caso ainda tenha uma “gordurinha” para queimar.

O grande segredo e finalidade das roupas para academia é se sentir bem, com seu estilo e conforto. Nada de escolher tecidos grossos e que não deixam a pele respirar.

Ainda tem dúvidas de qual e como escolher a melhor peça? Existem três palavras que podem ajudar:

  • Tecidos: Avalie o clima e o que irá fazer de treino, só então veja qual camisa ou t-shirt usar. Seja colada, larga, curta ou longa prefira aquela que seu corpo esteja livre para executar os movimentos, como por exemplo, da yoga ou corrida. Dica válida para os homens.
  • Corpo: Se estiver acima do peso, ainda use calças compridas e não muito apertadas. A escolha errada poderá prejudicar a saúde de suas pernas e ainda limitar ainda mais os exercícios que tiver dificuldades. Essa regrinha também deve ser seguida também pelo sexo masculino.
  • Top: De acordo com a camisa que escolher use-o da cor que combinar. Respeite sua anatomia, use aquele que for adequado ao tamanho dos seus seios e, mais importante, aqueles que oferecem sustentação, o mais indicado e famoso quando o assunto é manter tudo no lugar é o de alças nadadoras.

Tênis para Caminhada. Como escolher?

A atividade física é essencial para melhorar a qualidade de vida de qualquer ser humano. A caminha é sem dúvida, um dos exercícios mais praticados em todo o mundo. Com tantos benefícios à saúde não há nada com o que se preocupar com a sua execução, certo? Errado.

Ao caminhar existe um membro que sofre todo o impacto dos exercícios e pode ser prejudicado em médio ou longo prazo de não for dado à eles o conforto necessário, estamos falando dos pés.

Criado para facilitar e proteger os pés, os primeiros traços do tênis foram criados em 1839, quando a indústria de calçados trocou o solado de couro pela borracha. Deu tão certo que o produto passou a ser confeccionado em valores mais acessíveis, não ficando exclusivo aos guarda-roupas da elite. Era, então usado por homens e mulheres em esportes como cricket, vôlei e tênis.

Pensando nos corredores e na influência direta dos tênis em sua execução, houve a criação de tênis especiais para esta prática. O calçado se popularizou de fato, na década de 50, independente da prática do uso no esporte ou no dia-a-dia, através dos artistas formadores de opinião da época, como por exemplo, Elvis Presley.

Com tantos estudos e tecnologia, hoje os tênis vão além. Já se sabe que o peso do indivíduo e a maneira de caminhar influenciam na forma da pisada. E acredite! Existem tênis que atendem todos os jeitos de pisar dos pés.

A grande vantagem de escolher um tênis desenvolvido exclusivamente para caminha é a sua durabilidade e conforto, além de ser confeccionado com materiais leves, maleáveis e com grande capacidade de absorção de impactos.

Você sabe quais características analisar em um tênis ao entrar em uma loja? Não?! Então confere a lista e siga as instruções para não errar na hora de escolher seu tênis de caminhada ideal:

  • Vá direto aos tênis com modelo de cano-baixo ou peça logo ao atendente que lhe mostre somente os modelos com esta qualificação;
  • Assim que pegar sinta o peso do calçado, ele deve ser mais leve do que os tradicionais;
  • Segure na ponta e na parte do calcanhar e gire, esse é o teste que lhe mostrará sua flexibilidade, ele deve possuí-la;
  • Os sistemas de amortecimento não precisam ser reforçados a caminha não é como a corrida, com grandes impactos. Prefira o meio termo se tratando de amortecedores;
  • Por último coloque-os nos pés, ande normalmente, você deve sentir como se não estivesse calçando nada ou com muitíssimo conforto!

Boa caminhada!



Fonte: http://www.atletx.com.br

 

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